Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez serão alguns dos programas atingidos
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou desde do último dia (5) que o governo federal vai fazer um “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários, como o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), a partir de agosto.
Segundo ele, existe uma previsão de que esse tipo de revisão aconteça a cada dois anos. No entanto, o processo não era realizado desde 2019.
“Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício”. “É claro que tem irregularidade, claro que tem, nós somos humanos, nós falhamos”, completou.
O ministro ressaltou que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, pois alguns casos serão resolvidos somente com o cruzamento de dados cadastrais.
“Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos. De dois em dois anos, se pode fazer isso. [Vai ser] principalmente nos benefícios temporários, alguns erros que se pode cometer, terem sido cometidos e, principalmente, coibindo sempre ações inescrupulosas de intermediários’, destacou o ministro.