Sexta-feira, Outubro 31, 2025
Google search engine
InícioBrasilOperação no Alemão e na Penha se torna a mais letal da...

Operação no Alemão e na Penha se torna a mais letal da história do Rio; veja ranking

Após 121 mortos entre os criminosos e quatro policiais abatidos, a megaoperação no Complexo do Alemão e na Penha contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) tem como última contagem total 60 mortos, segundo o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Isso a torna a operação policial desta terça-feira (28) a ação policial com mais mortes na história do Estado, superando a ação no Jacarezinho em 2021 (28 mortes).

Confira o ranking de ações policiais mais fatais:

1-Operação contra o CV no Alemão e na Penha 121 28/10/25
2-Operação no Jacarezinho – 28 mortos – 05/2021
3-Operação na Penha – 23 mortos – 05/2022
4-Operação no Alemão – 19 mortos – 06/2007
5-Operação no Alemão – 17 mortos – 07/2022

Operação desta terça
A cidade do Rio de Janeiro tem cenário de guerra nesta terça-feira (28), depois que policiais e bandidos da organização criminosa Comando Vermelho (CV) entraram em confronto durante uma megaoperação policial para prender 100 traficantes nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo o governo do Estado, a chamada “Operação Contenção” mobiliza mais de 2,5 mil policiais civis e militares com um balanço parcial de 118 armas apreendidos avaliado em 5 Milhões.

Deflagrada após mais de um ano de investigação e 60 dias de planejamento, a operação cumpre centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão.

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada para deixar claro que quem exerce o poder é o Estado. (…) O que estamos enfrentando não é mais crime comum, é narcoterrorismo”, disse o governador Cláudio Castro.

Participaram da operação policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), de batalhões da capital e da Região Metropolitana, além de equipes da CORE e de todas as delegacias especializadas da Polícia Civil, se acordo com o governo.

O aparato tecnológico ainda incluiria dois helicópteros, 32 blindados terrestres, drones, 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM e ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.

Governo do RJ diz que governo Lula negou ajuda à operação

Castro afirmou ainda que o governo federal negou fornecer ajuda ao estado, e que a operação será permanente. Ele espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprove em breve o plano de segurança do Rio de Janeiro para retomar áreas dominadas pelo tráfico.

Em resposta no meio da tarde, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJDP) rebateu as críticas e afirmou, em uma longa nota, que “tem atendido, prontamente, a todos os pedidos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para o emprego da Força Nacional no Estado”. “Com investimentos significativos e esforços contínuos, o MJSP permanece empenhado em assegurar resultados efetivos e contribuir para a preservação da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro”, completou

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

- Advertisment -
Google search engine

Posts Populares