Quase 200 toneladas de lixo acumuladas por um morador foram retiradas pela prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A montanha de resíduos ficava no quintal da casa, mas já avançava para a calçada e invadia a rua, no bairro Taquara.
Paulo, de 63 anos, é dono do terreno e explica que vive de reciclagem, por isso, acumula todo tipo de material em seu quintal. No entanto, após diversas reclamações e denúncias por parte de vizinhos sobre mau cheiro e animais, como ratos e cobras, a gestão municipal tomou providências sobre o caso e retirou todo o lixo.
Uma operação foi montada, envolvendo as secretarias de Assistência Social, Limpeza Urbana, Obras e Segurança Pública. Um trabalho que durou mais de oito horas e mobilizou cerca de 30 caminhões.
Seu Paulo mora nos fundos do terreno e usa uma bicicleta antiga para trazer todo o tipo de material para o quintal. A retirada dos lixos foi uma tentativa da prefeitura de resolver o problema e ainda ajudar o morador.
“A secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias está disposta a ajudá-lo para ele receber o auxílio dele, para ele não precisar fazer isso que ele está fazendo”, explicou Leandro Marques, representante da pasta de Assistência Social.
Do ano de 2017 até 2021, esta é a sexta vez que a prefeitura se mobiliza para retirar o lixo da casa de Seu Paulo. Porém, desta vez, a ação foi a mais complicada. Apesar do esforço por parte da gestão, é preciso que os familiares do idoso o conscientizem sobre a importância de ser assistido por profissionais da área da Saúde.
“Essa é a dificuldade que a gente vem enfrentando. Porque todo o serviço é oferecido, nossos técnicos sociais estão aqui presentes para poder passar as orientações e informá-lo da melhor forma possível para que ele possa ser assistido em todos os direitos que ele tenha. Desta forma, a gente tenta trazer todo o serviço público a ele”, ressaltou o coordenador de Limpeza Urbana, Diego Armando.
Fonte:
Notícias da Baixada Fluminense
Foto: Reprodução/RecordTV